Início > SOBRE NÓS > A NOSSA HISTÓRIA

coha_history-01

LINHA DO TEMPO

1993

Em 1993, um bebê foi jogado na lata de lixo, mordido por ratos e enrolado em um saco plástico. Certa vez, uma senhora estava passando pelo local e ouviu o menino chorar. Então, ela o resgatou e o levou para o hospital. Esta notícia foi para os jornais de Macau. A mídia local também declarou que não havia instituição que pudesse abrigar crianças abaixo dos 3 anos de idade. Ao sentir compaixão pela situação daquele bebê, um casal de jovens missionários, Jorge e Marjory Vendramini decidiram oferecer sua casa para criá-lo. O casal cuidou do bebê durante os quatro meses seguintes, até que o Departamento de Bem-Estar Social de Macau arranjou uma família da Suécia para adotar o menino.

Após essa adoção surgiram mais bebês abandonados, em necessidade de abrigo, e o casal de missionários continuou em ajudá-los, colocando os bebês abandonados em sua própria casa.

1994

Em 1994, o casal decidiu iniciar uma Associação para poder apoiar mais bebês, pois a casa em que moravam estava ficando pequena e precisavam de mais pessoas para ajudá-los a cuidar dos bebês.

1997

Era localizado em um apartamento muito pequeno, capaz de comportar somente oito bebês. Em 1997, o Departamento Social de Bem-Estar de Macau doou um espaço apropriado para a Associação para cuidar de 18 crianças abaixo dos 3 anos de idade. Foi dado o nome a este lugar de Berço da Esperança. No começo, todas as crianças que iam morar na Associação ficavam lá apenas por um período temporário, e após esse tempo, a maioria das crianças acabavam sendo adotadas.
Em 1997, a situação começou a mudar. A Associação Berço da Esperança começou a receber crianças que não eram apenas abandonadas ou indesejadas por seus pais biológicos. Muitas delas começaram a vir devido a problemas em suas famílias biológicas, e havia uma necessidade de cuidar dessas crianças acima dos 3 anos de idade, continuando o cuidado com aqueles que não podiam ir para casa.
Associação Berço da Esperança decidiu então, estender a idade das crianças utentes e a procurar outros lugares apropriados para as crianças maiores.

1998

Conhecendo as necessidades das crianças utentes da Associação Berço da Esperança, em 1998, a Fundação Oriental doou uma propriedade localizada no distrito de Toi Sam,Macau Building”. No ano 2000, após dois anos de reformas, a Associação inaugurou outro Lar para crianças de 3 à 14 anos de idade, o qual foi dado o nome de “Lar Residencial Fonte da Esperança”.

No entanto, os problemas na caminhada de cada criança não paravam. Elas começaram a crescer e não podiam nem voltar para a casa de suas famílias, nem serem adotadas. Então, foi decidido que quando completassem 12 anos de idade, elas poderiam transitar para o “Fonte da Esperança”.

Após as negociações com o Departamento Social de Bem-Estar de Macau, tendo como prioridade para melhor interesse das crianças: (cuidado permanente, estabilidade, crescimento saudável), o Departamento aceitou o plano da Associação em ter o lar “Berço da Esperança” para crianças de 0 à 3 anos, e o lar “Fonte da Esperança” para crianças maiores e adolescentes.

2008

Sendo assim, no ano de 2008, o “Fonte da Esperança” mudou para uma propriedade na Taipa, e estendeu os serviços da Associação para crianças dos 6 aos 18 anos de idade.

2009

O Instituto de Ação Social de Bem-Estar de Macau providencia o uso de espaço adicional para expandir o “Berço da Esperança”, para acomodar até 34 bebes.

2010

Em 2010, crianças do Berço da Esperança, abaixo dos 6 anos de idade, mudaram para o lugar anterior do “Fonte da Esperança”, e foi estendida a idade das crianças utentes, de 0 aos 6 anos, de 18 para 34 crianças.

Atualmente, o objetivo da Associação Berço da Esperança é oferecer assistência social, educacional, cultural, apoio moral e beneficência.

Deste modo, a Associação gerencia e supervisiona dois Lares residenciais para crianças e adolescentes abandonados, que sofrem de abuso ou negligência e que precisam de proteção. Lares Fonte da Esperança e Berço da Esperança.

A Associação assiste e apoia mulheres em situação de risco, e providencia palestras para ajudar mães solteiras ou famílias a cuidarem de seus bebês e crianças.
Também ajuda em aconselhamentos e terapia para crianças e famílias em situação de risco.

A Associação Berço da Esperança oferece formação para cuidadores que estão trabalhando com crianças vulneráveis em Macau, China e em outros países da Ásia.

Os fundos da Associação Berço da Esperança vêm do Departamento Social de Bem-Estar de Macau, (aprox. 70%-80%), o fundo restante vem de organizações particulares e associações, dentro e fora de Macau. Os fundos também envolvem empresas compromissadas com práticas empresariais socialmente responsáveis.

A Associação trabalha em parceria com o Instituto de Ação Social de Macau, junto com o Health Bureau Services and the Education and Youth Affairs Bureau, para melhorar o bem-estar das crianças e famílias.

Nosso 17 º Aniversário.